Swift

Urbanização: O espaço urbano é um problema mundial

Como os centros urbanos modernos abrigam diariamente milhares de pessoas é até obvio que eles apresentem inúmeros problemas. A poluição, o lixo produzido pelas pessoas, o caos em relação à locomoção são apenas alguns exemplos. No caso da locomoção, por exemplo, em alguns casos pode-se dizer que a cidade é planejada para os automóveis e não para as pessoas.

Um dos maiores problemas que as cidades enfrentam na atualidade é a especulação imobiliária. Muitas vezes, imobiliárias adquirem amplos terrenos em regiões estratégicas e utiliza-se de diversas estratégias para conseguir que o Estado invista em infra-estrutura nessas regiões, levando à valorização dos terrenos.

Em muitos locais as pessoas mais pobres são obrigadas a residir em bairros que passam a se constituir enquanto guetos. Fenômeno muito comum nos Estados Unidos, devido ao preconceito em relação a negros e latinos, esse fenômeno tem se repetido na atualidade em muitos países, como a França (argelinos), Alemanha (turcos), Portugal (moçambicanos) e até na Argentina (bolivianos).

As cidades no mundo contemporâneo apresentam com freqüência uma hierarquia baseada no poder econômico, onde as cidades maiores funcionam como pólos para as cidades menores. Um exemplo é de um estudante que é obrigado fazer um cursinho pré-vestibular em uma cidade vizinha, um pouco maior e que é um pólo regional. Porém, se passar no vestibular, esse estudante terá que se deslocar para a capital do estado, cidade maior e que disponibiliza cursos superiores. Ou seja, a polarização funciona na medida em que a cidade maior oferece uma variedade enorme de produtos e serviços, que invariavelmente não existem nas cidades menores.

Contudo, no mundo contemporâneo temos assistido a um processo inverso, onde indústrias e empresas migram dos grandes centros urbanos para cidades menores, que oferecem vantagens e benefícios. Esse fenômeno somente é viável devido à evolução das telecomunicações e dos meios de transporte. Nos dias de hoje, através da internet, por exemplo, a transferência de informações e a comunicação são instantâneas.

Muitas cidades podem alcançar um grau de importância e de polaridade tão grande que se tornam “cidades globais”. Essas cidades abrigam grandes empresas, bolsa de valores, infra-estrutura diversificada e sofisticada, tecnologia, economia dinâmicos, e inúmeros outros fatores, de tal forma que por sua importância essas cidades passam a fazer a ligação do país com o exterior.


You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images