Swift

Período Democrático - JK - 50 anos em 5 e a construção de Brasília

Com a meta “50 anos em 5”, o governo JK tinha como objetivo a aceleração do crescimento econômico. Foram definidas cinco grandes áreas em que o governo JK prometeu investir o dinheiro público: energia, transportes, alimentação, indústrias e educação.

O crescimento industrial no período do governo Kubitschek foi o maior de toda a história do Brasil. Em seu governo, a produção industrial cresce 80 %. Símbolo de seu governo, a construção de Brasília (inaugurada em 21 de abril de 1960) é justificada pela necessidade de levar o desenvolvimento ao interior do Brasil. A obra, contudo, é muito criticada pelos seus altos custos, pelo favorecimento de empreiteiros na execução do projeto, e por ocasionar um agravamento do processo inflacionário.

JK priorizou, também, o investimento na expansão da rede rodoviária do país, uma vez que atendia o interesse das multinacionais dos automóveis que se instalavam em território nacional. Contudo, o modelo rodoviário foi altamente nocivo, uma vez que significou o abandono dos investimentos no transporte público e do sistema ferroviário nacional. Para se ter uma idéia, atualmente, a pequena e sucatada malha ferroviária existente, em comparação com a vasta extensão territorial do país, resulta numa densidade ferroviária inferior a da Argentina, da Bélgica e de outros países.


Meta de faminto
JK – Você agora tem automóvel brasileiro. Para correr em estradas pavimentadas com asfalto brasileiro, com gazolina brasileira. Que mais quer?
Jeca – Um prato de feijão brasileiro, seu douto!

Solidão
- É uma mensagem de JK convidando vossa majestade para a inauguração de Brasília!
- Ora essa! Deserto por deserto, prefiro ficar por aqui...


 Legenda:
- 500 pratas por dois sanduíches mistos?!
- Aqui, em Brasília, freguês, tudo é multiplicado por dez!...
A construção de Brasília, no interior do país é retratada na imagem abaixo. Da cidade do Rio de Janeiro, a capital federal será transferida para o interior do Brasil, longe das pressões e manifestações populares.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images