Swift

Paz mantida pelo "equilibrio do terror"


Para os soviéticos, os americanos, agiam como donos do mundo. Para os americanos, ao contrário, eram os soviéticos quem desejavam impor sua ideologia ao restante do planeta. Ambos os lados, procuraram cooptar a maior número possível de países para a sua causa, dividindo o mundo em dois grandes blocos. A Europa Ocidental e a América Central e do Sul receberam forte influência dos EUA. A maior parte da Ásia e do Leste Europeu ficaram sob o domínio soviético.

As potências, não chegando a acordo nenhum trataram de armar-se, lançando-se na mais perigosa e custosa corrida armamentista que a humanidade já conheceu. Essa corrida armamentista deu origem à idéia de uma paz mantida pelo equilíbrio do terror, ou seja, mantida pelo medo da utilização das armas desenvolvidas durante e no pós 2º Guerra Mundial. A Guerra Fria é “fria” porque se baseia nesse medo e cautela em relação ao inimigo.

Para os Estados Unidos era necessário conter o avanço comunista, inclusive, dentro do próprio território americano. Essa percepção levou ao macartismo, um movimento conservador que estremeceu os Estados Unidos nos anos 50. O senador Joseph McCarthy desencadeou uma feroz campanha anticomunista, investigando as supostas infiltrações comunistas no país, e levando dezenas de artistas, produtores e intelectuais à falência e ao desespero.

Por outro lado, os EUA procuraram investir na reconstrução da fragilizada e faminta Europa. Com o Plano Marshall, concederam uma série de empréstimos a juros baixos, que tinham como finalidade, por um lado, a reconstrução da Europa, e por outro, afastar o fantasma do comunismo. Há de se destacar, que diferentemente da Primeira Guerra Mundial, nações inimigas como a Alemanha, a Itália e principalmente, o Japão também recebeu investimentos americanos. O objetivo era consolidar a hegemonia norte-americana, e afastar esses países da influência soviética.

Em resposta ao plano econômico dos EUA, a União Soviética propôs ajuda a seus países aliados, com a criação do COMECON. Esse plano de ajuda econômica era uma maneira de impedir que os países-satélites da União Soviética demonstrassem interesse pelo Plano Marshall.

A rivalidade em termos da propagação de idéias foi acompanhada por alianças militares. Em 1949 os EUA e o Canadá, juntamente com a maioria da Europa capitalista, criaram a  OTAN, uma aliança militar com o objetivo de proteção em caso de um suposto ataque dos países socialistas.

Em resposta à OTAN, a URSS firmou entre ela e seus aliados o Pacto de Varsóvia (1955) para unir forças militares da Europa Oriental. Logo as alianças militares estavam em pleno funcionamento, e qualquer conflito entre dois países integrantes poderia ocasionar uma guerra nunca vista antes.
As imagens abaixo fazem referência a idéia da "paz mantida pelo equilíbrio do terror".

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images