Swift

Socialismo Científico

Os pensadores do chamado socialismo científico, entre eles Marx e Engels, vão criticar duramente o socialismo utópico. Segundo eles os escritos dos utópicos careciam de fundamentação científica, deixando-se levar por sonhos e pautando-se no irreal. Ao contrário, os pensadores socialistas dirão que não se preocupam em pensar uma sociedade ideal, mas sim compreender a sociedade vigente, como ela se fundamenta e como se originou.

Assim, Marx e Engels estudando as mudanças pela qual a sociedade passou ao longo do tempo afirmaram que o capitalismo, inevitavelmente, seria superado e destruído, e que esse papel caberia à classe trabalhadora, que ao tomar conhecimento de sua força, teria um papel decisivo na conformação de uma nova ordem social. Desta forma, os trabalhadores, como uma classe revolucionária, colocariam abaixo a ordem capitalista.

Vamos analisar a seguir algumas das principais idéias de Marx e Engels, os principais representantes do pensamento socialista, que terão grande influência nos movimentos revolucionários do final do século XIX e início do XX.

Teoria da mais-valia – mostra a maneira pela quais os trabalhadores são explorados. É a diferença entre o valor total da riqueza produzida pelo trabalhador e o salário que ele recebe.

Materialismo Histórico – São as relações econômicas e as relações de produção da sociedade que determinam os acontecimentos históricos. Por exemplo, são as relações econômicas do feudalismo (agricultura, ruralismo, etc.) que formatam toda a sociedade e a cultura feudal.

Teoria da Luta de Classes – Na história há um continuo conflito entre explorados e exploradores. As diferentes condições econômicas da história sempre colocaram frente a frente esses grupos antagônicos.

Materialismo Dialético – Todas as épocas contêm em si próprios os gemes de sua destruição. Durante toda a história a luta de classes fez com que surgissem novas relações econômicas, que segundo Marx, se sucederá até a instalação do comunismo (escravismo, feudalismo, capitalismo, socialismo e por fim comunismo).

Marx e Engels afirmavam que o socialismo seria uma etapa para se alcançar o comunismo. O comunismo representaria a etapa máxima da evolução de toda a história, onde não haveria divisão em classes e inexistiria a propriedade privada, mesmo que do Estado. Se não existe a propriedade privada, a sociedade comunista seria verdadeiramente igualitária uma vez que não haveria mais a exploração do homem pelo próprio homem.

Para Marx e Engels os conceitos de luta de classes e o materialismo histórico dialético encontravam a sua comprovação na averiguação das condicionantes históricas e sociais, portanto, deveriam acontecer inevitavelmente. Os trabalhadores deveriam se organizar e criar a consciência de classe, assim mostrar-se-iam as condições necessárias para se alcançar a “ditadura do proletariado”, etapa que instalaria o socialismo, condição indispensável para a posterior instalação do comunismo.


 
Capitalismo
Governantes - "Nós dominamos vocês!"
Igreja - "Nós enganamos vocês!"
Militares e/ou policiais - "Nós atiramos em vocês"
Burguesia - "Nós comemos por vocês!"
Plebe - "Nós trabalhamos por todos, nós alimentamos todos!..."

Abaixo uma cartoon que apesar de simplificar ilustra a teoria de mais-valia de Marx.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images