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A década de 1920 e a Grande Crise de 1929: O estilo americano de vida


A crise de 1929 foi uma crise de superprodução. Para compreender a amplitude da crise devemos voltar um pouco no tempo, ou mais exatamente ao final da Primeira Guerra Mundial e começo da década de 1920. 
Neste período a economia americana alcançou uma extraordinária expansão, impulsionando imensamente a sua indústria e agricultura na medida em que os norte-americanos ficaram responsáveis pelo fornecimento de matérias-primas, produtos industrializados, armamentos e alimentos para a Europa que se afundava na guerra. Para se ter uma idéia do poderio econômico dos EUA, metade do estoque mundial de ouro estava em suas mãos.

Com a final da guerra, durante boa parte da década de 1920, os Estados Unidos continuaram com sua economia superaquecida, afinal de contas era necessário reconstruir a Europa. Essa euforia durante a década de 1920, mesmo muito próximo da eclosão da crise, durante o governo de Hebert Hoover originou o ideal da “american way of life”, ou “estilo americano de vida” que apregoava os princípios de “vida, liberdade” e principalmente a “procura da felicidade”. 
A “procura da felicidade” se resume basicamente na contínua busca por uma melhor qualidade de vida, que na maioria das vezes pode ser resumida em consumo desenfreado. Esse ideal fica expresso no slogan de Hoover: “um frango em cada panela e dois carros em cada garagem”.

O “estilo americano de vida” levava em conta também a adoção de “bons costumes”, que fomentassem a moralidade entre os americanos. Isso levou a proibição em 1920 da fabricação, comercialização e transporte de qualquer bebida alcoólica dentro do território norte-americano. Essa proibição fez com que surgissem os gangsteres, que lucravam muito com a venda de bebida, jogatina e outros negócios ilegais. Muitos gangsteres tornaram-se famosos e ricos, comandando pequenos exércitos que tinham por função proteger os seus negócios.

A euforia em relação à superprodução e ao consumo consumo pode ser verificada, por exemplo, no campo, onde a espetacular mecanização se reverteu em um impressionante aumento de produtividade, ocasionando safras recordes. As indústrias, por sua vez, estimuladas pela expansão do crediário, produziam bens de consumo, ou os chamados “sonhos de consumo” em ritmo alucinante. Os americanos, por meio do crediário passaram a não apenas sonhar, mas comprar bens sem a certeza de que teriam condições de quitar a divida.

Policiais jogam milhares de litros de bebidas alcoólicas. Imagem típica da lei seca e do moralismo da década de 1920 nos Estados Unidos.

Dentro do otimismo econômico pré-crise de 1929, a propaganda acima destaca os chamados "sonhos de consumo" e o desejo desenfreado de consumo que acompanha a sociedade norte-americana até os dias de hoje.


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