Origens do Fascismo na Alemanha 2 de 2

Entre as principais características do Estado nazista, pode-se citar:

Nacionalismo – trata-se da idéia da nação como ideal supremo, ou seja, todos devem se identificar com a grandeza de seu país, trabalhar e cooperar para o seu crescimento e sua glória, e se necessário morrer em sua defesa.

Totalitarismo – o poder está concentrado de forma total na estrutura estatal, e essa estrutu
ra tem sob seu comando uma só pessoa ou grupo de pessoas, como um partido. No totalitarismo não existem questionamentos, o estado passa a ter o monopólio da verdade e decidir e dirigir a vida das pessoas, a vida delas se resume ao estado, que é a sua razão existencial.

Unipartidarismo – o controle do estado deve ser exercido por um único partido; partido e estado passam a ser uno.

Governo dos mais fortes – amparado nas teorias evolutivas do final do século XIX, diz respeito à crença de que o mundo deve ser governado pelos melhores, pelos mais fortes ou aptos.

Infabilidade do líder – idéia de que o líder o conhecimento do que é melhor para os seus seguidores. Todos devem confiar no líder e acatar as suas decisões porque ele é infalível.

Arianismo – diz respeito à superioridade da raça alemã, ou da raça nórdica, da qual os alemães seriam os representantes mais genuínos. Assim os alemães, enquanto uma raça pura teria a pátria-mãe como solo sagrado e o estado alemão como defensor dessa raça pura, lutando e combatendo as raças consideradas impuras, inferiores ou degeneradas.

Anti-semitismo – preconceito fundamentado em teorias cientificas e dirigido aos judeus, que passam a ser nocivos, degenerados apátridas, sem vinculação à uma pátria-mãe ou nação. Os judeus passam a ser vistos como errantes, como parasitas que historicamente sugariam e corromperiam as sociedade
s nos quais se instalaram.

Rejeição ao liberalismo – na medida em que defende a união de todos para a glória da nação, o fascismo rejeita a sociedade liberal, uma vez que a liberdade, principalmente vinculada ao individualismo, enfraquece a união do grupo, ou a união de todos em favor do estado.

Rejeição à democracia – entende-se que o pluralismo partidário presente na prática democrática apenas suscita discussões políticas inúteis e desnecessárias, e o jogo de interesses dos diferentes grupos políticos é mostra-se nocivo aos interesses nacionais.

Combate ao socialismo – uma das principais bandeiras dos fascismos é o incansável combate aos socialistas. Acreditam que a idéia marxista de luta de classes é degenerativa na medida em que opõem grupos dentro de uma mesma nação. Contudo, os fascistas criticam a liberdade econômica que proporciona a desigualdade e a opressão econômica.

Ação instintiva - defendem a idéia de que os indivíduos devem agir sempre que necessário com violência, com a finalidade de resguardar os interesses d
a pátria.

"Saúde, protegendo crianças, lutando contra a pobreza, ajudando viajantes, comunidade, ajudando mães: Estas são as tarefas da Sociedade Beneficiente Nacional Socialista. Torne-se um membro!"

Postar um comentário

0 Comentários