Swift

Segunda Guerra Mundial 2 de 3


França e Inglaterra talvez acreditassem que Hitler se contentaria com os territórios concedidos pelo Tratado de Monique, mas não foi isso que aconteceu. Logo em seguida, invade a Tchecoslováquia, rompendo uma das cláusulas do Tratado. O passo seguinte era um tanto óbvio: a invasão da Polônia.

Com o Tratado de Versalhes a Polônia recebeu território que pertenciam à Alemanha, inclusive a cidade de Dantzig, e Hitler considerava que essa região deveria necessariamente ser reincorporada à “grande Alemanha”. Contudo, a invasão da Polônia poderia gerar atritos com a União Soviética, na medida em que suas fronteiras ficariam desprotegidas. Isso levou Hitler a firmar um acordo de não agressão com os soviéticos em agosto de 1939, conhecido como Pacto Nazi-Soviético, que garantiu a não interferência dos soviéticos na invasão, e posteriormente a partilha do Polônia entre os dois países.

Sabendo que não teria problemas com a União Soviética, Hitler exige que a Polônia entregue parte de seu território aos alemães. A Polônia contando com a promessa de apoio da França e Inglaterra em caso de invasão não aceitam a intimidação. “Assim, no primeiro dia do mês de setembro de 1939 a Alemanha invade a Polônia e apesar de Hitler declarar suas ‘boas intenções” em relação à França e Inglaterra, essas, mesmo relutando declaram guerra a Hitler. Em menos de três semanas a Polônia havia sido subjugada. Tinha início a maior guerra que a humanidade jamais havia presenciado.

Hitler sabia que para suplantar as potências européias tinha que decidir a guerra rapidamente. A tática de guerra utilizada foi a Blitzkrieg, ou “guerra relâmpago” que unia a idéia do rápido deslocamento de tropas (desenvolvido ainda por Napoleão), com as novas tecnologias bélicas. Agindo sob o efeito da surpresa e com extrema brutalidade, coordenando a infantaria, blindados e aviação, as tropas alemãs conseguiam romper rapidamente as forças inimigas, evitando o cheque direto e desmoralizando os inimigos. Com essa estratégia a Alemanha conseguiu invadir a Escandinávia, a Holanda, Luxemburgo, Bélgica, Grécia, e em apenas seis semanas subjugar a França.

Em 1940 Hitler estava no auge de seu poder. Não encontrava internamente nenhuma oposição que representasse ameaça. No plano externo sua política expansionista surtira os efeitos desejados e tinha em suas mãos quase toda a Europa, com exceção da Inglaterra, que se acreditava em poucos meses capitularia.

Em junho de 1941 Hitler quebra a pacto que havia firmado com a União Soviética e inicia a invasão do território soviético. Apontado por muitos como um grave erro estratégico de Hitler, a invasão da União Soviética estava pautada em algumas razões, entre elas:

Ambição de dominar as reservas petrolíferas da região do Cáucaso.
Ambição em relação à ampliação dos domínios nazistas, ou do chamado “espaço vital”.
Combate ao socialismo.

Deve se destacar que o combate ao socialismo consiste em uma das bandeiras de fundação do partido nacional-socialista; os próprios discursos de Hitler continuamente ressaltavam a necessidade de destruir os socialistas. Nesse sentido, os planos de ocupação da URSS eram conhecidos por todas há muito tempo, o que não se esperava é que Hitler atacasse a URSS antes da Inglaterra capitular, o que era tido como certo pelos nazistas.

Apesar de obter sucesso nos primeiros dias de combate, adentrando rapidamente o território soviético, ocupando inúmeras cidades e fazendo milhões de combatentes prisioneiros, a campanha na Rússia vai se mostrar em longo prazo desastroso. Depois de fracassar na tomada de Moscou os nazistas vão tentar concentrar seus esforços no Cáucaso e em especial na tomada de Stalingrado. De extrema importância a tomada de Stalingrado vai se transformar no maior combate de todos os tempos, levando milhares de pessoas a morte. O exército russo vai mostrar uma incrível capacidade de resistência, conseguindo derrotar e expulsar os nazistas de Stalingrado. Tratava-se efetivamente da primeira derrota do exército alemão, acabando com o mito de invencibilidade do exército nazista. A partir desse momento os soviéticos irão contra-atacar os nazistas até alcançar Berlim, já no final da guerra. 

Depois de conquistar 11 nações 'mansas' para sua coleção, o líder nazista tenta empalhar a feroz União Soviética.
 

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images