Swift

Segunda Guerra Mundial 1de 3

Entre as principais motivações que levaram às potências à um novo conflito em escala mundial, pode-se destacar:

• Fragilidade dos tratados de paz. Ao final da Primeira Grande Guerra não existiu a preocupação em tentar reintegrar os vencidos, muito ao contrário, os perdedores foram considerados culpados pela guerra e responsabilizados com imensas penalidades, que iam desde a perda de territórios e colônias à pagamento de indenização e humilhações. Esse quadro foi responsável pelo surgimento de um grande ressentimento e revanchismo, que se aliavam com as idéias distorcidas de autodeterminação levadas a cabo, em especial entre a população alemã.

• A descrença no liberalismo e no regime democrático. A Grande Depressão destruiu a economia de inúmeros países e abalou a confiança nos ideais liberais e na democracia. Foi um momento de grande entusiasmo para a Rússia socialista, que se saiu relativamente bem da crise, e nos países arrasados facilitou a adoção de medidas extremas, entre elas a ascensão do nazismo na Alemanha, que defendia o rearmamento e uma agressiva política expansionista.

• Relutância das potências européias em enfrentar a ameaça nazista. Todos sabiam que Hitler tinha ambições expansionistas, mesmo assim, em parte por ocasião do grande trauma da Primeira Guerra Mundial as potências européias, em especial França e Inglaterra relutavam em enfrentar a Alemanha e seus aliados, Japão e Itália, permitindo que eles violassem seguidamente as resoluções do Tratado de Versalhes. Essa atitude ficou conhecida como “Política de Apaziguamento”. Existe uma hipótese de que se tratava de uma tática que visava levar a Alemanha a ocupar territórios soviéticos, dando lugar a uma guerra entre União Soviética e Alemanha, ou seja, entre nazistas e comunistas.

O fato é que essa política levou as grandes potências a assistirem à invasão da China pelos japoneses, ao bombardeio de cidades espanholas por nazistas e fascistas durante a Guerra Civil Espanhola, a anexação da Áustria pela Alemanha, ao acordo de Monique (1938) onde França e Inglaterra cedem territórios a Alemanha – que pertenciam a Tchecoslováquia, mas onde existiam minorias alemãs – para tentar aplacar a voracidade nazista, além de inúmeras violações ao desacreditado tratado de Versalhes ou qualquer resolução das então pacifistas França e Inglaterra. 

O imagem abaixo tinha o objetivo de mobilizar a população da Alemanha para a guerra: "Construa armas para a frente de batalha".

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images