Swift

Guerra Fria: Guerra do Vietname (1957 - 1975)


A Guerra do Vietname foi um dos maiores conflitos militares que envolveram capitalistas e socialistas. Após conquistar por meio da guerra a sua independência da França, em 1954, acordos de paz celebraram a divisão do Vietnã em duas zonas de influência:o Vietnã do Norte e do Sul, além de estabelecerem a criação do Camboja e Laos.

A Guerra colocou de um lado o Vietnã do Norte comunista (e guerrilheiro comunistas do Vietnã do Sul), e de outro, o governo capitalista do Vietnã do Sul e os EUA. Estava previsto um plebiscito em 1957 que decidiria a unificação do país e qual o sistema político que deveria ser adotado. O problema é que o líder do Norte comunista era um herói de guerra, que provavelmente ganharia as eleições, juntamente com o regime socialista.


Assim, o governo do Sul decidiu proibir o plebiscito em seu território e manter o alinhamento com os EUA, o que deu início à guerra. O Vietnã do Sul contou com uma grande ajuda americana, que a partir de 1960 se envolveram diretamente no conflito. O que os EUA temiam na verdade era o “efeito dominó”, ou seja, a idéia de que outros países pudessem preferir o sistema socialista ao capitalista, como o Laos, Camboja e outros países do Sudoeste Asiático. Para se ter uma idéia do envolvimento americano no conflito, em 1969, haviam 550 mil norte-americanos envolvidos no conflito.


Tudo parecia indicar que os EUA venceriam a guerra com facilidade, porém, os combatentes vietnamitas perceberam a guerra contra os EUA como uma extensão da guerra de independência que haviam acabado de vencer contra a França.


Contando com o conhecimento do território, os vietnamitas conseguiram vencer os Estados Unidos, levando-os a uma vergonhosa derrota militar, a primeira de sua história. Em 1975
, os Estados Unidos e o Vietname assinaram os Acordos de Paz de Paris, onde os EUA reconheceram a unificação do Vietname sob o regime comunista.

O Vietnã foi o país que sofreu o maior número de bombardeios no século XX. Estima-se que foram lançadas no território vietnamita mais bombas do que todas as que foram utilizadas na Segunda Guerra Mundial. Nesses bombardeios os EUA utilizaram armas químicas, poluindo boa parte dos rios do Vietnã e destruindo os campos que eram utilizados para produção de arroz (principalmente o “agente laranja”, desfolhante que tinha como objetivo facilitar a localização dos vietnamitas). Estima-se que foram lançados no Vietnã cerca de 340 mil toneladas de napalm (uma espécie de gasolina que queima ao contato). Mais de um milhão de vietnamitas morreram além 47 mil mortos e 313 mil feridos pelo lado americano, a um custo de US$ 200 bilhões.


Abaixo algumas imagens que mudaram o rumo da Guerra do Vietname, denunciando os horrores cometidos pelos beligerantes. Na primeira imagem, no centro uma criança em desespero corre depois de ter sido queimada por bombardeios norte-americanos de napalm. Na segunda imagem um chefe da Polícia Nacional da República do Vietname (apoiada pelos Estados Unidos) executa um guerrilheiro Vietname. A cena da execução foi transmitida ao vivo na televisão norte-americana, e pode se dizer, que de forma acidental. Enquanto esperavam notícias positivas em relação ao final da guerra, repentinamento os americanos visualizaram o que foi a primeira execução ao vivo e em rede nacional da história. Um detalhe cruel: executor e executado tinham o mesmo nome.



 

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images