Swift

O mundo bipolar

A segunda metade do século XX foi marcada pelos resultados da 2º Guerra Mundial. Dos escombros do maior combate que a humanidade já conheceu com os seus estimados 50 milhões de mortos, sobraram França e Inglaterra estraçalhadas, uma Alemanha ocupada e dividida entre os vitoriosos do conflito, um Japão submetido por sua derrota, e duas grandes potências: de um lado os Estados Unidos e de outro a URSS.

Se havia alguma esperança de um pós-guerra harmonioso, capitaneada pelas grandes potências, tal expectativa logo se mostrou falsa. EUA e URSS defendiam ideais distintos, cada um tinha como principal meta a defesa e a difusão de seus sistemas políticos e culturais. Os EUA defendiam o sistema capitalista, argumentando ser ele a representação da democracia e da liberdade. A URSS, por sua vez, enfatizava o socialismo como resposta solução dos problemas sociais.

A palavra capitalismo deriva de capital, que por sua vez, deriva do termo indo-europeu kaput, que quer dizer "cabeça", em referência às cabeças de gado, como era medida a riqueza nos tempos antigos. O capitalismo pode ser definido como um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção, no lucro e no prevalecimento da iniciativa privada. O socialismo pode ser entendido como um sistema político onde todos os meios de produção pertencem ao Estado, não existe o direito à propriedade privada e, em tese, não haveria desigualdade social.

Para os soviéticos, os americanos, agiam como donos do mundo. Para os americanos, ao contrário, eram os soviéticos quem desejavam impor sua ideologia ao restante do planeta. Ambos os lados, procuraram cooptar a maior número possível de países para a sua causa, dividindo o mundo em dois grandes blocos.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images