Swift

EUA - Guerra de Secessão

A colonização dos EUA deu origem a diferentes formas de organização econômica e social. Na metade do século XIX essas diferenças já haviam se extremado em uma região ao Sul dos EUA, basicamente agrícola, e outra ao Norte, com um grande ímpeto industrialista.

O conflito de interesses, as diferenças políticas, sociais e econômicas dessas duas regiões levaram os EUA a uma guerra civil, que vai ser travada entres os anos de 1861-65 deixando um saldo de aproximadamente 600 mil mortos.

Entre os principais pontos de discórdia entre os fazendeiros do Sul e nos industriais do Norte pode-se citar a questão protecionista. Os nortistas interessados na expansão industrial e em impulsionar as vendes de produtos industrializados dentro do território americano queriam medidas que protegesse a indústria nacional, entre elas o aumento dos impostos de importação de produtos. Os sulistas, por sua vez, eram adeptos do livre comércio, uma vez que dependiam das exportações de produtos primários e preferiam comprar os excelentes produtos ingleses, que eram mais baratos que os americanos.

A questão da escravidão também se mostrava um ponto de atrito já que o sul tinha a mão-de-obra escrava como principal forma de trabalho, e o norte se apoiavam cada vez mais em relações de trabalho livre e assalariada. Esse tema tornou-se tão árido, que em 1820 um acordo entre os estados estipulou uma fronteira limite para a criação de estados escravistas ou de mão-de-obra livre.

Ao mesmo tempo, o governo federal, para atender o entusiasmo industrial nortista começou a investir massivamente na construção de infra-estrutura (como portos, ferrovias, pontes) no centro-norte do país. O problema é que tal política ocasionou a elevação dos tributos, que evidentemente, os sulistas não estavam dispostos a pagar.

E o início do conflito ocorreu no campo político. Ressentida com a baixa representatividade no Congresso americano (fruto do grande crescimento demográfico do norte) os sulistas assistiram a vitória do nortista Abraham Lincoln a presidência da República nas eleições de 1960. Como vimos a independência americana foi fruto, em grande parte, da autonomia dos estados americanos. Essa mesma autonomia vai fazer com que a Carolina do Sul declarasse dissolvida a sua união em relação aos outros estados americanos.

Vários estados sulistas seguiram a Carolina do Sul e declararam a sua secessão. Formaram-se, então, no ano de 1961 os Estados Confederados da América. Misto de precipitação e de diferenças ideológicas a tensão acabou eclodindo em guerra.

Apesar de obterem importantes vitórias no começo do conflito, os sulistas acabaram sendo derrotados pela superioridade demográfica, militar e industrial do Norte. Para se ter uma idéia, mais de 70% da população, sendo que mais de 80% da população masculina era do Norte. Igualmente, Mais de 90% da produção industrial americana pertencia aos estados do Norte. Grande número de indústria significa uma grande possibilidade de fabricação de armamentos.

Como conseqüência da vitória nortista, os estados do Sul foram reintegrados a União, marcando definitivamente a expansão capitalista e industrial no território americano. Em pouco tempo as exportações agrícolas do Sul perderiam importância frente ao grande desenvolvimento industrial do país, que se tornaria uma grande potência mundial.
A vitória do Norte precipitou o fim da escravidão, que foi abolida ainda durante a guerra, em 1962. A mão-de-obra livre já fazia dispensáveis os escravos. Contudo, os ressentimentos sulistas e a discriminação em relação aos negros persistiriam por muito tempo. 
Fruto desse ressentimento, em 1865 o presidente Abrahan Lincoln seria morto por um extremista sulista em uma ação espetacular, dentro de um teatro. Abaixo os chamados "patrulhadores de escravos", que tinham a missão de perseguir os escravos que tivessem a ousadia de violar os códigos dos escravos americanos, ou seja, que tivesse em perspectiva a sua emancipação.

Na sequência um mapa onde aparece em azul os Estados que defendiam a União, ou seja, os EUA propriamente dito. Em vermelho, estão os Estados Confederados, que se rebelaram, e em azul claro, aparecem os Estados que eram escravistas, mas que mesmo assim se mantiveram do lado da União.




You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images